VIII - A Palavra do SENHOR: Quem Tem Ouvidos para Ouvir, Ouça

“… «Fala-vos desta maneira para que se alegrem comigo e para que tenham uma alegria perfeita. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu sempre vos amei. Não há maior amor do que dar a vida por aqueles a quem se ama. Se fizerem aquilo que eu vos mando, serão meus amigos. Agora já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo quanto aprendi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas sim eu que vos escolhi e enviei para produzirem muito fruto; não um fruto passageiro, mas um fruto que dure para sempre. Desta maneira, o Pai vos há-de dar tudo quanto lhe pedirem em meu nome. E recomendo-vos isto: amem-se uns aos outros.» Se o mundo vos tem ódio, fiquem a saber que me odiou primeiro a mim. Se pertencessem ao mundo, ele havia de vos estimar como filhos. Mas como foram escolhidos por mim, o mundo tem-vos ódio, porque já não pertencem ao mundo. Lembrem-se daquilo que vos disse: nenhum servo é maior que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos hão-de perseguir. E se eles, fizeram tão pouco caso da minha palavra, o mesmo vai acontecer convosco. Tudo isto vos há-de suceder por minha causa, porque eles não conhecem aquele que me enviou (…) Não vos disse estas coisas desde o princípio porque estivemos sempre juntos. Mas agora vou para aquele que me enviou. E é estranho que ninguém me pergunte para onde é que eu vou. Vejo que estão tristes por vos dizer tudo isto. Mas fiquem a saber que para vosso bem é melhor que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá até vós, mas se eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele chegar há-de convencer as pessoas do mundo sobre três coisas: que cometeram pecado, que há uma justiça e que há um julgamento. De facto, cometeram pecado porque não crêem em mim. Depois há uma justiça, porque vou para o Pai e não me verão mais, Finalmente, há um julgamento porque o que domina este mundo já foi condenado. Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas isso agora era demais para vocês. Quando vier o Espírito da verdade, vai guiar-vos toda a verdade. É que ele não falará por si próprio, mas comunicará o que lhe disserem e anunciar-vos-á as coisas que ainda estão para acontecer. Ele vos manifestará a minha glória porque tomará daquilo que é meu e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem, pertence-me também a mim. Por isso é que eu digo: o Espírito receberá daquilo que é meu e vo-lo anunciará» ”

(JESUS CRISTO, in A Bíblia Sagrada, Versão: A Boa Nova em Português Corrente, "Evangelho s. João 15:11-21; 16:1-14”).