A PALAVRA DO SENHOR (8): Quem Tem Ouvidos Para Ouvir, Ouça


«Meus irmãos, foram chamados para a liberdade. Que essa liberdade não seja uma desculpa para seguirem os vossos maus instintos. Pelo contrário, ponham-se ao serviço uns aos dos outros, praticando o amor de Cristo. De facto, toda a lei de Deus se resume num só mandamento: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Mas tenham cuidado! Se andam a morder-se e a devorar-se uns aos outros, acabarão por destruir-se. 

Digo-vos pois: vivam segundo o Espírito de Deus e não sigam os maus instintos. É que esses instintos são contrários ao Espírito, e o Espírito é contra tais instintos. Se se deixarem orientar pelo Espírito, então já não estão sujeitos à lei. São bem conhecidas as obras dos maus instintos: desregramentos sensuais, imoralidades, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, intrigas, ciúmes, iras, rivalidades, discórdias, divisões, invejas, embriaguez, abusos na comida e outras coisas semelhantes. Previno-vos, como já o fiz de outras vezes, de que os que fazem tais coisas não herdarão o reino de Deus. O Espírito, pelo contrário, produz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, modéstia, autodomínio. E contra estas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo já se crucificaram a si mesmos com as suas paixões e maus desejos. Ora se vivemos por meio do Espírito, devemos deixar-nos guiar por ele. Não sejamos orgulhosos, não nos irritemos uns aos outros, nem haja invejas entre nós.» 

(Apóstolo Paulo, in A Bíblia Sagrada –  Gálatas 5:13-26, Versão, A Boa Nova Em Português Corrente, Sociedade Bíblica de Portugal, 2004).