O Mundo em Crise e as Legítimas Expectativas


A nível geral o ano transacto foi bastante tenebroso em múltiplos aspectos, nomeadamente na sistemática violação dos Direitos Humanos em diferentes pontos do globo; o perigo real que o autoproclamado estado islâmico passou a representar para a Humanidade, sob a quimera pretensão de instaurar um califado universal; o turbilhão político-armado que se vive no Médio Oriente e sem horizonte de paz à vista; o terrorismo galopante que mina cada vez mais os países, ameaçando consideravelmente o estilo de vida das sociedades abertas; o drama dos refugiados e migrantes que procuram clandestinamente chegar à Europa, tornando o Mediterrâneo e o Egeu num "cemitério líquido" de milhares de vidas humanas, somando à insensibilidade dos governos europeus e aos "muros das lamentações" que têm vindo a ser erguidos no Velho Continente para impedir a entrada dos mesmos foragidos nos seus territórios; a preocupante deterioração das alterações climáticas e as incertezas envolvidas na aplicação do acordo histórico de Paris, bem como a proliferação de enclaves islâmicos na Europa e o apogeu do fascismo como resposta da nova realidade; a ameaça nuclear na Ásia, mormente entre a Índia e o Paquistão, estendendo-se à Coreia do Norte e do Sul; o autoritarismo russo na geopolítica internacional e a instabilidade político-económica vigente em África, traduzindo-se numa pobreza extrema e em milhares de vítimas mortais. 

E ainda as maras no Salvador, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Venezuela, México e Colômbia, incluindo a degradação do processo de paz israelo-palestiniano e a fratricida guerra na Síria, no Iraque, no Afeganistão, na Líbia, na República Centro Africana e em diversas regiões do Sahel, consubstanciando-se em determinados casos em hediondos crimes de guerra, genocídios, limpezas étnicas e religiosas. Práticas extremamente repugnantes, que se tornaram vulgares nos nossos empedernidos dias. 

O nosso ardente desejo é que este novo ano, 2017, possa ser de harmonização e pacificação do Mundo. Que, de facto, os ideais da Paz, da Igualdade, da Liberdade, da Fraternidade e da Solidariedade possam ser uma realidade viva e efectiva na vida dos povos, principalmente que os problemas descritos sejam definitivamente solucionados para o supremo bem da Humanidade. 

Obviamente que não somos assim tão ingénuos ao ponto de julgar que tudo isto se vai processar da melhor forma possível. Haverá certamente vários obstáculos e resistências que vão surgir para obstar ao Equilíbrio e à Concórdia no mundo, motivado por razões de oportunismo político-económico e geoestratégico, postergando o bem-estar comum. Mesmo assim, temos enorme fé nas acções poderosas dos "Homens de boa Vontade" para inverter o curso funesto que o nosso mundo está a caminhar. 

E para si, caro amigo, conhecido e leitor, fazemos votos que tenha um feliz e bem-sucedido ano de 2017. Que DEUS atenda todos os desejos do seu coração. Eternas felicidades.