A Soberana Vocação


Faz hoje precisamente onze anos que desci às águas para ser baptizado, por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19-20), no templo da Igreja Evangélica Baptista da Amadora em Portugal, pelo Pastor Manuel Alexandre Júnior, cumprindo assim pela graça Divina “toda a justiça de Deus” requerida nas Sagradas Escrituras (Mateus 3:15). Comecei a dar os primeiros passos na Igreja, desde a mais tenra idade, tendo sido conduzido pela minha família. Quando tive realmente consciência de mim mesmo já andava nos bancos da Igreja, através da Escola Bíblica Dominical (EBD), e posteriormente nos cultos devocionais. Digamos, na gíria evangélico-protestante, “nasci na Igreja” e sinto-me integralmente parte dela como filho. 

Fui posteriormente salvo, aos dezassete anos de idade, em 2001, com a conversão ao Evangelho na Igreja Evangélica de Bandim, em Bissau, pelo Pastor António Cabral. Não consultei, com base nesta importantíssima decisão espiritual, “a carne nem o sangue” (Gálatas 1:16). Foi uma decisão exclusivamente soberana e concomitantemente unilateral da minha parte. Deixei-me tão-somente orientar pelo Espírito Santo. E assim foi sem quaisquer hesitações ou dúvidas. Renovei, a partir daí, com maior alcance prático, a minha mundividência espírito-religiosa e engajamento na promoção do Reino de DEUS neste decadente mundo a que estamos circunscritos. 

Sou assumidamente um fiel discípulo do Senhor Jesus Cristo. Vivo somente para Segui-Lo, Honrá-Lo, Dignificá-lo, Servi-Lo, Bendize-Lo, Magnificá-Lo e Glorificá-Lo em todas as esferas, circunstâncias e dimensões da minha vida. Amo-O de forma tremenda, imensurável, inenarrável e infinita. É o único Baluarte e Salvador de que disponho (Salmo 46:1-11). Não vejo a razão da minha existência neste maldito mundo fora da Sua Suprema vontade (João 6:68-69), não obstante sobressaltos, incongruências, achaques, imperfeições, limitações e pecados que vou tendo como ser humano. Mesmo assim, procuro diariamente, com a ajuda do Espírito Santo, combater o bom combate da fé “dentro e fora do tempo” (1 Timóteo 4:2), dando firmemente “testemunho tanto a pequenos como a grandes” da urgente necessidade de todos abraçarem o Evangelho da salvação do Senhor Jesus Cristo. Isto é, apropriando-me das inspiradoras palavras do Apóstolo Paulo, “aquilo que os profetas e Moisés disseram que ia acontecer: que o Messias tinha de morrer e de ser o primeiro a ressuscitar, para levar essa luz tanto aos judeus como aos não-judeus” (Atos 26:22-23). Amém. 

Louvo imensamente a DEUS por esta maravilhosa dádiva da salvação, que ELE milagrosamente me outorgou, por intermédio do Seu Unigénito Filho Jesus Cristo. Agradeço à minha querida família por me ter proporcionado uma educação Cristã desde o berço, conduzindo-me para os caminhos do Senhor. O meu sentido agradecimento igualmente vai para os proeminentes Pastores e líderes que DEUS colocou e usou poderosamente para me abençoar ao longo dos tempos; aos meus inesquecíveis Professores da Escola Bíblica Dominical (EBD), bem como os de Teologia do Instituto Bíblico das Assembleias de DEUS em Portugal e do Seminário Teológico Baptista (STB)   e  irmãos de várias denominações eclesiásticas que me apoiaram em diferentes fases, ciclos e ocasiões do meu percurso Cristão, ensinando-me fielmente “todo o conselho de Deus” (Actos 20:27). Sou o que sou hoje graças a essas admiráveis pessoas e instituições religiosas que tiveram um papel amiúde preponderante e determinante no meu crescimento espiritual, através de um forte investimento que fizeram em mim, principalmente o Senhor Jesus Cristo que me elegeu imerecidamente para a salvação antes da fundação do mundo. 

A todos, sem excepção, o meu penhorado agradecimento. A DEUS toda a glória, honra e louvor pelos séculos dos séculos (1 Timóteo 1:17). Que assim seja. Será sempre assim. E assim sempre será.