O Reino de DEUS Poderá Ser Tomado de Assalto?


“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de violência se apoderam dele” (Palavras do Senhor Jesus, in Mateus 11:12 [LER]). 

----------------------------------------- 
Nos últimos cinco anos tenho demorado imenso a matutar sobre o alcance teleológico e teológico-prático desta misteriosa afirmação do Senhor Jesus. A minha dúvida prendia-se, mais, especialmente, com o seguinte questionamento: Será que o Reino de DEUS pode mesmo ser tomado de assalto, tal como fez transparecer o Senhor Jesus nessa Sua peremptória afirmação? E de que maneira? São estas pertinentes questões que me levaram a vasculhar vários comentários bíblicos e a falar com alguns Pastores para tentar reconciliar-me definitivamente com esta passagem bíblica, sem prejuízo obviamente daquilo que sempre foi o meu convicto entendimento inicial sobre ela. 

Confesso que, por razões várias, os inúmeros comentários que li, até então, não me convenceram. Pareceram-me todas abstratas e colaterais do real cerne da questão. Por outras palavras, ficaram todas aquém. A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, com afinidades mais com a doutrina Pentecostal, por exemplo, considera que existem três interpretações comuns para essa afirmação de Jesus e passa a enumerá-las: "(1) Ele pode referir-se ao esforço das pessoas para se aproximar de Deus, que havia começado com a pregação de João Baptista. (2) Pode ter usado a expectativa dos activistas judeus que de que o Reino de Deus chegaria por meio de uma violenta derrota de Roma (que representa o mundo). (3) Pode estar dizendo que, para entrar no Reino de Deus, é necessário ter coragem, fé inabalável, determinação e resignação, porque a crescente oposição se manifesta a todos os seguidores de Jesus". Diferentemente dessas interpretações, a Bíblia de Estudo de Genebra, da ala tradicional e conservadora do Protestantismo, comentando o mesmo trecho bíblico, considera que "o Reino está avançado poderosamente, embora homens violentos como Herodes, que havia aprisionado João Baptista, tentassem sobrepujá-lo pela força. Não são, porém, os fortes e poderosos que alcançam o reino, mas os fracos e humildes (vs. 28:30), que conhecem suas próprias fraquezas e estão dispostos a depender de Deus (cf. Lc 16:16, nota)"

Da minha parte, somente estes dias – por tanto meditar na problemática que o versículo em apreço encerra – acabei por encontrar a “válvula de escape” e, assim, sedimentar ainda mais a minha reiterada posição inicial. Por isso, nos próximos dias, querendo o Todo-poderoso DEUS, reduzirei a escrito um prolixo artigo para dar a conhecer a minha humilde opinião sobre esta importante afirmação do Senhor Jesus, bem como contra-argumentar outras posições assumidas em torno dela. Até lá, de forma sequencial e sistemática, vou partilhando as várias versões bíblicas sobre este complexo versículo bíblico.