Antídotos Contra o Preconceito

~

O preconceito é um vírus malévolo a todos os níveis. Baseia-se meramente num precipitado juízo temerário. Tem, por isso, o poder de repelir qualquer tipo de interacção, bloquear eventuais oportunidades de relacionamentos que poderão surgir, odiar, e, em casos extremos, destruir vidas, tal como a experiência milenar nos tem demonstrado. O preconceito é um cancro social que, em última instância, evidencia o carácter patológico da própria pessoa preconceituosa. É uma das melhores vias para consumar o pecado, pois baseia-se meramente na soberba e desconsideração do próximo, por razões socialmente estereotipadas, desdobrando-se nas infindáveis discriminações raciais, religiosas, políticas, condições financeiras e estrato social, cultural, etc. É um mundo interminável de malignidade, razão pela qual é deveras incongruente com o decoro Cristão e bastante feio haver preconceito no meio dos eleitos de DEUS. Infelizmente, pela tristeza nossa, temos assistido inúmeros flagrantes casos de preconceitos no meio Evangélico-Protestante que, por sua vez, vai ganhando cada vez mais contornos espirituais preocupantes na santificação dos crentes e na Obra Missionária. 

O Senhor Jesus Cristo foi, por todos os seres humanos, a maior vítima do preconceito por causa do seu aspecto físico que não tinha qualquer atractivo, somando a outros factores exteriores, nomeadamente religiosos e à Sua Humilde condição de vida. Em consequência disso, foi exposto ao opróbrio dos homens e desprezado pelo povo (Isaías 53:2-3; Salmos 22:6), teimando ainda este preconceito até aos dias de hoje, isto é, a clara rejeição da Sua salvífica mensagem perante os filhos da perdição, que "ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaías 5:20).  

Ora, nenhum destes preconceitos e abominações devem fazer parte do cardápio espiritual de um devoto Cristão. Somos todos chamados a dar “o benefício da dúvida” a qualquer ser humano, ou seja, tratar todos por igual e sem qualquer tipo de discriminação. Em outras palavras, viver autenticamente o amor Cristão na sua plenitude e consequentemente amar ao nosso próximo como requem e instam as Escrituras, independentemente da sua condição humano-social. 

Tal nobre propósito, no entanto, só se torna exequível incorporando diariamente os impolutos Princípios e Valores do Evangelho. Ele, o Evangelho, tal como escrevia peremptoriamente o Apóstolo Paulo, é o poder de Deus para salvar todos os que creem (Romanos 1:16-17), bem como “é proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas acções” (2 Timóteo 3:16-17). Somente, em suma, o Evangelho do Senhor Jesus Cristo é o único antídoto eficaz para erradicarmos definitivamente o preconceito do nosso meio, visto que é coisa do Diabo. E nós, os filhos de DEUS, temos que pautar a nossa vida e conduta com os frutos dignos de arrependimento, sobretudo com as virtudes do amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22), visto que contra estas coisas não há lei – condenação, bem entendido. Amém. 

------------------------------------- 
(Artigo da nossa autoria. Publicado primeiramente no Boletim Oficial da Igreja Evangélica Baptista da Amadora no dia 9 de Setembro de 2018, tal como está ilustrado nas imagens supra, a propósito de sermos encarregados pelo Pastor Marcos Mendes Ferraz (LER) a dirigir o culto nesse dia, isto é, a parte do louvor/adoração e posteriormente entregarmos a mensagem. O Tema da nossa pregação foi “O Impreterível Percurso da Salvação”, baseado no texto sagrado do Evangelho segundo Lucas 9:51-62. Nos próximos dias, querendo o Todo-poderoso DEUS, disponibilizaremos o conteúdo visual da referida pregação bem como um comentário escrito).