LIVRE ARBÍTRIO I. Fico estupefacto quando vejo os grandes teólogos a defenderem a perda do livre arbítrio no homem. E questiono: será que na queda do homem no jardim do Éden, ele perdeu também à imagem de DEUS nele? Deixou de ter o domínio sobre todas as coisas criadas? Já dizia o apóstolo Paulo, "as más conversações corrompem os bons costumes."
LIVRE ARBÍTRIO II. O homem ao rebelar contra o seu Criador no inicio da criação, ficou aquém das expectativas a que fora criado. Isso não se traduz que perdeu por completo os atributos que DEUS o dotou, nem tão-pouco, o livre arbítrio. E com isso, torna-se incongruente com a revelação bíblica, negar o livre arbítrio no homem. Leia este artigo.
DEBATES TELEVISIVOS ENTRE OS CANDIDATOS. Mal planeado e muito mal elaborado. Pouco tempo de duração para os candidatos esclarecerem os seus programas eleitorais. Qual é o beneficio do BE debater com a CDU? Ou PSD com CDS/PP? Irrelevante. O ideal seria os quatro candidatos da oposição debaterem com José Sócrates, não um com todos os restantes. Quem sai a ganhar com isso tudo, é o PS.
JUSTIÇA EM PORTUGAL. Todo mundo queixa-se com o andamento da Justiça em Portugal. A Começar pelo Presidente da República, o Primeiro-ministro, os Tribunais, o Procurador Geral da República, Provedor de Justiça, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Professores de Direito (falo inclusive dos meus) e por fim, o povo. Tanta inconformidade vindo de diferentes sectores do país, e ninguém vê qualquer tipo de mudança, antes pelo contrário a mesma lamúria. Afinal de quem é a responsabilidade de tudo isso?
XII - ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL. Tema da lição no domingo passado: “Quem é o Seu Melhor Amigo”? O autor sagrado começa a sua abordagem com duas interrogações: Donde vêm as guerras e as lutas que experimentam? Não será das paixões conflituosas no interior de cada um? Uma analogia ao modelo do mundo transposto para dentro da igreja. De seguida realça três males patentes naquelas comunidades para onde escreveu: comportamento mundano; arrogar-se de juiz e desconsideração total da vontade de DEUS nos seus negócios. Quão actuais continuam estes problemas nas nossas igrejas (Tiago 4:17)!
LIEDSON. A sua chamada à selecção é aplicação imediata do argumento afortiori: A lei que permite o mais, também permite o menos (a maiori ad minus). Quem pode ter a nacionalidade, também pode jogar na selecção. Deixamos de nacionalismos, porque não nos leva a lado nenhum. Postura sensata e bastante louvável de Gilberto Madail e Carlos Queiroz. Parabéns Liedson!
MUNDIAIS DE ATLETISMO DE BERLIM. Participação portuguesa: razoável. A Naide Gomes e Nélson Évora podiam perfeitamente ganhar a medalha de Ouro. Foi uma derrota pesarosa. O que levou a não conquista na minha óptica, tem mais a ver com questões psicológicas. Sinceramente, não é possível. A Naide não merecia os 6,77 metros do quarto lugar. Enfim, o atletismo também tem destas coisas. Quem é que diria que o Jamaicano Usain Bolt conseguiria bater os recordes 19.19s em 200 metros e 9,58 segundos em 100?