A Associação de Amizade Portugal-Guiné Bissau inaugurou hoje, no Porto, uma sede com que pretende incentivar a cooperação entre os povos dos dois países e apoiar a comunidade guineense em Portugal.
José Manuel Pavão, presidente da associação, disse que as novas instalações, localizadas na Praça do Duque da Ribeira, em pleno centro histórico do Porto, permitirão levar por diante de forma mais sistemática o apoio que presta aos quineenses a residir em Portugal.
"A associação nasceu em 1994 no Hospital Maria Pia [especializado em doenças de crianças], quando eu era o seu director, e visava então aprofundar as relações de cooperação entre os dois países", recordou aquele médico.
"Mas entretanto constatámos que a associação poderia ter um papel muito útil no apoio aos imigrantes guineenses, nomeadamente em termos jurídicos e sociais", acrescentou.
A organização apoia os jovens estudantes e os imigrantes guineenses nos processos de legalização, além de promover o reencontro de agregados dispersos em Portugal.
Realiza ainda debates sobre cooperação, esperando actualmente a resposta do ministro da Saúde, Correia de Campos, a um convite para falar sobre as políticas do sector nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Segundo José Manuel Pavão, em 2005, numa campanha pública, a associação conseguiu enviar para a Guiné-Bissau 60 metros cúbicos de soro fisiológico e antibióticos para ajudar a combater a crise de cólera que grassava naquele país.
Fonte: www.noticiaslusofonas.com