Alerta mais Elevado

Os Estados Unidos detectam pelo menos seis disparos de mísseis da Coreia do Norte, entre os quais um Taepodong-2 de longo alcance, que falhou de 35 a 40 segundos depois do lançamento, disse um alto responsável americano. Pensam também ser possível que haja mais disparos.
Os Estados Unidos “verificaram” que um dos engenhos disparados pela Coreia do Norte na madrugada de quarta-feira era um míssil de longo alcance Taepodong 2, capaz de atingir o território norte-americano do Alasca. E iniciaram intensas consultas diplomáticas, precisou o Departamento de Estado.
O nível de alerta do Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano (Norad) subiu ontem de patamar.
O Norad vigia os céus para detectar ameaças à segurança norte-americana. Na terça-feira, funcionários dos Estados Unidos disseram que a Coreia do Norte lançou um míssil de longo alcance que pode ser capaz de atingir os EUA (no Alasca), mas que falhou ao fim de 35 ou 40 segundos.
O Norad foi colocado na segunda-feira no estatuto “Bravo-Plus”, que é ligeiramente superior a um alerta de nível médio, disse Michael Kucharek, um porta-voz do Norad e do Comando Norte dos EUA, responsável pela defesa do território dos Estados Unidos. “Há muitas coisas a acontecer”, disse Kucharek. “A segurança do nosso povo e recursos é a nossa principal prioridade”.
Fonte//www.publico.clix.pt