Antes de iniciarmos a viagem para o TeenStreet houve aquelas cerimónias formais, no sentido de pedir protecção e orientações de DEUS, durante a nossa presença na Alemanha. Depois de terminar todas as formalidades, seguimos a viagem. Eu, Estava, com grande entusiasmo, resolvi sentar ao lado da janela da camioneta, para contemplar melhor à natureza. É interessante, ver as paisagens e ao mesmo tempo constatar o grau de desenvolvimento de cada país.
Saindo de Portugal para Espanha nota-se logo a distância que Portugal precisa percorrer para chegar a vizinha Espanha. De Espanha para França, novamente a mesma lacuna, a inferioridade da Espanha em relação à França. Atravessando, França para Luxemburgo, a diferença nem tanto (Luxemburgo é um dos países da Europa, com mais alto nível de vida). De Luxemburgo, para Alemanha, também não dá para reparar grandes diferenças. Quanto mas subindo, mais surpresas. Ao Percorrer Europa, tudo a constatar são todas maravilhas! Tanto desenvolvimento, tanta arte, tanta cultura, tanta sabedoria. Tudo isso, mostra a supermacia e a nobreza da velha Europa. Um continente muito abençoado por DEUS, com condições e privilégios enormes, quando se compara com outros continentes, com histórias e culturas que deixam fascínio.
Mas, perante toda estas situações, nós nos interrogamos onde é que está o futuro da Europa? A Europa que mata (aborto), que aprova casamentos homossexuais, que anda de costas voltada ao seu criador... Ao ponto de Levantarem alguns insubordinados, a afirmar que DEUS está morto, e o homem é por si, deus dele mesmo. É isto, que é o saber?
Não deixa de ser uma realidade triste, daquilo que hoje está a acontecer na Europa, a decadência moral e espiritual, perda dos valores essenciais da vida, são crises que deixam mágoa no coração. Um continente que outrora, foi pioneira do testemunho da palavra de DEUS, que levou o evangelho aos outros povos, mas que acabou por enveredar pelos caminhos da ciência e de orgulho, afastando do seu criador. Com toda esta rebelião, alguma vez, Europa chegará a verdade? De modo nenhum, enquanto não se arrepender e voltar para o seu DEUS, tudo que ela é, ou pretende ser, será vaidade…