Teologia de Alimentação (1): Viver Para Comer


Cuidar escrupulosamente do nosso corpo e cultivar diariamente hábitos de sobriedade fazem parte das salutares prescrições bíblicas. O nosso corpo é o templo do Espírito Santo, exortava perentoriamente o Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:19, sublinhando esta inequívoca verdade teológica. Devemos, portanto, procurar afastar-nos de todos os vícios nocivos que são perniciosos para a nossa saúde física, mental e espiritual. 

Para o nosso próprio bem, é essencial tomarmos decisões sábias que se reflitam positivamente no nosso bem-estar. Essas decisões passam, acima de tudo, por comer bem e viver bem. O cardápio alimentar que adotamos no quotidiano desempenha um papel amiúde importante e determinante no nosso equilíbrio, saúde e qualidade de vida. 

Tanto é assim que, conscientes desta realidade, poderíamos afirmar que não comemos apenas para viver, mas, de certo modo, vivemos também para comer. 

Por isso, convém recordar, em nome da harmoniosa saúde física, mental e espiritual de todos os fiéis em Cristo Jesus, que “o Reino de Deus não consiste em comer e beber, mas em justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17). Que assim seja.