O Constitucionalista, Professor Jorge Miranda, acabou agora mesmo de dar uma entrevista em directo à Rádio Difusão Nacional da Guiné-Bissau (RDNGB), pronunciando-se sobre a legalidade da candidatura do Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior.
Depois de terminar a entrevista, tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o senhor Professor (como tenho vindo a fazer ultimamente), procurando explorar a sua posição sobre a situação do nosso país. Entende o ilustre Constitucionalista que “não há qualquer tipo de impedimento constitucional sobre a candidatura do actual Primeiro-Ministro", contando que este se abstenha de manobras políticas e “respeite o princípio da imparcialidade até o término do processo eleitoral”. No caso de ganhar as eleições, o governo entrará automaticamente em gestão, até ele ser empossado como Presidente da República, deste modo, poder nomear o novo Primeiro-Ministro”.
Brevemente reduzirei por escrito toda a entrevista do senhor Professor, bem como a conversa que tivemos e soluções que ele apresentou para a Guiné-Bissau ultrapassar de vez o impasse da governação, que tem vindo a enfrentar.