O Conselho do Mestre para o Discípulo: Exortação à Fidelidade


«Fica sabendo que, quando chegarem os últimos tempos, hão-de vir momentos difíceis. Os homens serão egoístas, gananciosos, pretensiosos, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, mal-agradecidos e descrentes. Serão gente sem amor nem espírito de colaboração. Serão caluniadores, desonestos, desumanos, inimigos do bem, traidores, insolentes, duros de entendimento e mais amigos dos prazeres do que de Deus. Têm aparência de piedade, mas renegam a sua verdadeira força. Fogem também deles. (…) Tu, porém, seguiste-me no ensino, no comportamento, nas intenções, na fé, na paciência, no amor, na persistência, nas perseguições e nos sofrimentos que tive que passar em Antioquia, em Icónio e em Listra. Quantas perseguições tive de sofrer! Mas o Senhor livrou-me de todas elas. E todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 

Mas os maus e intrujões serão cada vez piores, enganando os outros e ficando eles mesmos enganados. Tu, porém, mantem-te firme naquilo que aprendeste e aceitaste confiante. Sabes bem de quem o aprendeste e que desde a infância conheces as Sagradas Escrituras. Sabes que elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar, segundo a vontade de Deus, a fim de que quem serve a Deus seja perfeito e esteja pronto para fazer tudo que é bom. 

Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há-de vir, julgar os vivos e os mortos, e em nome da sua vinda e do seu reino, uma coisa te peço encarecidamente: prega a palavra; insiste a tempo e fora do tempo; avisa, reprende, exorta com muita paciência e dedicação ao ensino. Pois há de vir o tempo em que os homens não aguentarão a sã doutrina, mais no desejo de ouvir coisas agradáveis aos ouvidos, hão-de ir a procura de muitos mestres. Deixam de prestar atenção a verdade e correm atrás de lendas. Mas tu, sê vigilante em tudo, suporta dificuldades, comporta-te como mensageiro do evangelho e cumpre a tua missão. 

Quanto a mim, chegou a hora de oferecer a minha vida em sacrifício e o tempo da minha morte aproxima-se. Lutei pela boa causa, percorri ao meu caminho e guardei a fé. Só me resta receber a merecida recompensa, que o Senhor me dará no dia de juízo. Ele é o juiz justo e há-de dar-me a essa recompensa não só a mim, mas também a todos aqueles que esperam com amor a sua manifestação.» 

(Apóstolo Paulo, in 2 Timóteo 3:1-5 ; 10-17 ; 4:1-8, da Bíblia Sagrada, Versão, A Boa Nova em Português Corrente, Sociedade Bíblica, Lisboa, 2004).