O Vínculo Umbilical


Pertenço a uma família bastante numerosa, tal como a generalidade dos meus conterrâneos Guineenses. Tenho oito preciosos germanos, sendo eu praticamente a caçula do grupo, e muitos primos e sobrinhos. O Juelson Vieira Gomes (Juca), na foto ilustrada, é um deles. Já era tio antes de nascer, tendo em conta os três meses de diferença que ele me leva a mais. É o primogénito da minha dilecta irmã Alda Vieira (Aldinha), curiosamente, também ela morgada. Nasceu no dia onze de Outubro e eu somente a três de Janeiro do ano seguinte (ALI) (AQUI). Sempre tivemos, desde meninice, relações de grande cumplicidade e proximidade, à semelhança do meu primo Euclides Domingos Vieira (Didi) e Watson Aila Gomes, por sermos da mesma idade, até quando deixei Bissau há anos atrás para prosseguir a formação superior. Eles, conseguiram, posteriormente, também, a bolsas de estudo para o exterior do país. 

O Juca foi estudar para Moscovo, Rússia, tendo terminado com sucesso o curso e regressado a Bissau. No dia 30 de Janeiro casou-se, oficialmente, com a sua agora mulher Nicandra Siverina Pereira, depois de algum tempo de namoro que resultou no nascimento do seu rebento Sebastião, em Novembro do ano transacto. Toda a família ficou muito feliz com este importante passo na vida que ambos decidiram livremente trilhar, especialmente a minha estimada irmã Alda Vieira que ficou demasiadamente emocionada (korçon di padida...)

Eu, na qualidade de tio, embora ausente fisicamente mas presente espiritualmente, reitero aqui os meus profundos votos de maiores bênçãos celestiais e felicidades para o vosso casamento. Que DEUS vos ajude e vos oriente a construir um lar repleto de Amor, Paz, Alegria, Solidariedade, Respeito e, sobretudo, de temor reverencial à Sua Santa Palavra. Sejam eternamente felizes!