O Imperativo da Grande Comissão

"... Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, beberam e tomaram dali prata, ouro e roupas, e foram e os esconderam; então voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam. Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei." (2Reis 7:8-9).

É impressionante ler esta  passagem bíblica, sobretudo a grande verdade da salvação que ela encorpora, que tem a ver sobretudo com o imperativo da "Grande Comissão", que JESUS CRISTO delegou aos seus fiéis discipulos, em simultâneo com todos os crentes de todos os tempos (Mateus 28:18-20).

A história destes dois miseráveis leprosos acima descrita, assemelha-se indubitavelmente com aquilo que era a nossa condição (dos crentes) antes de abraçarmos a causa do Evangelho. Exactamente como aconteceu com eles, que estavam completamente destituídos do conforto da vida, em total estado de desespero e sem esperanças nenhumas para reverter o curso das coisas, por conseguinte, DEUS no Seu Divino poder, providenciou-lhes o auxílio e a salvação;  assim também, da mesma forma, aconteceu com cada crente no Senhor JESUS.

Vemos nesta belissíma e tocante história, a forma tremenda como DEUS alterou significativamente a condição dos referidos lebrosos: Passaram de pessoas desesperadas para pessoas com horizontes de esperanças; famintas e destituídos do conforto da vida para pessoas saciadas e com muitas riquezas. E com sustenta o Apóstolo Paulo na sua epístola aos Efésios, “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Efésios 2:4-6).

Se de um lado, vemos a maravilhosa graça de DEUS nas nossas vidas, do mesmo modo, temos o dever e a obrigação de partilhar essa mesma graça com o mundo perdido, no sentido deles poderem usufruir juntamente connosco a dádiva da salvação. Em outras palavras, é aquilo que podemos chamar do "princípio da responsabilidade” e da "responsabilização", que pesa sobre qualquer crentes. Ali é simplesmente corresponder na íntegra com o mandato da Grande Comissão , que a evangelização dos não crentes para a causa do Evangelho (Actos 1:8; s. Mateus 28:19-20; s. Marcos 16:15-16). Enquanto que aqui, incide mais na justiça distribuitiva de DEUS no juízo final (Evangelho s. Mateus 16:27; Apocalipse 22:12).

Por isso, é urgente honrarmos essa causa nobre que nos é confiada, e procurar acima de tudo aplicar no nosso testemunho cristão o zelo missionário dos grandes homens de DEUS que marcaram positivamente a sociedade em que estavam inseridos. Com sabemos o desafio da Palavra continua o mesmo: "convém que façamos as obras daquele que nos enviou, enquanto é dia; porque a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Evangelho s. João 9:4). Caso contrário, como lembram e muito bem estes leprosos: se ficarmos calados, algum mal nos sobrevirá. Dito em outras palavras, DEUS vai chamar-mos a  responsabilidade por negligenciarmos o imperativo da Grande Comissão que Ele nos incumbiu a fazer.