Astúcia da Razão


Exercitava a memória a propósito da tão propalada dívida grega que tem sido exaustivamente comentada pelos governos europeus e objecto de inúmeros debates pelos “donos da opinião” nos media. Até aqui nada que se afigure anormal. A poluta postura dos credores internacionais e dos tendenciosos analistas prende-se, sobretudo, com a prepotência que têm ostentado nos seus comentários, arrogando-se de "visionários políticos" que tudo sabem e ensinam na matéria das finanças públicas, conotando, explicitamente, a Grécia de prodigalidade orçamental. 

Longe de mim tal pretensão de querer julgar o governo helénico sobre os seus desequilíbrios financeiros. Não apenas não tenho autoridade moral para isso, como tenho imensas dívidas de gratidão para com a Grécia. Na minha passagem por aquele maravilhoso país recebi benesses que jamais tive em muitas terras pelas quais passei. Primeiramente estive em Atenas e posteriormente em Corinto. Durante a minha estadia nessas duas magnificas cidades, fui poupado a gastar aquilo que realmente deveria. Visitei os fabulosos monumentos gregos à borla. Comi na cantina da Universidade de Atenas sem pagar nenhum tostão. Andei de transportes públicos de forma praticamente gratuita, pagando apenas metade do preço do custo das viagens. Tudo saboreado à grande e à francesa. Na Grécia os alunos beneficiam de muitas isenções que, da mesma sorte, abrangem também os estudantes estrangeiros. E como transporto sempre o meu cartão de estudante para qualquer sítio que vou (que serve também de multibanco) acabei por aproveitar as regalias do "estatuto especial do aluno" consagrado na lei do país. 

Acresce ainda o facto que, para além dos “débitos” pessoais elencados, tenho ainda uma dívida religiosa e cultural para com a Grécia, nomeadamente a herança Judaico-cristã e Greco-romana de que sou produto. Da mesma forma, os Cristãos e o mundo Ocidental são aquilo que são graças à genialidade dos gregos. Reconhecendo esta grande verdade, o P. Gonçalo Portocarrero sustenta que "se a herança judaica situa a mensagem cristã no contexto da história de um povo, o pensamento helénico prepara o espírito humano para a compreensão da doutrina de Cristo como verdadeiro conhecimento" (LER), enfatiza. 

Subscrevo na íntegra esta inequívoca leitura. De facto a nossa espiritualidade seria mais pobre em todos os aspectos se não tivéssemos as epístolas de Paulo às igrejas de Tessalonicenses, Coríntios e Filipenses para sedimentar as nossas convicções doutrinárias. Não seriamos aquilo que somos hoje e tão-pouco a Europa teria granjeado o prestígio internacional ao ponto de ser considerada uma grande civilização ao longo da História. E tudo isto deve-se, em última instância, à sagacidade e argúcia dos gregos, a começar pelos seus distintos filósofos e a importância que tiveram no pensamento Ocidental, o contributo inegável da Democracia na valorização e afirmação do Princípio da Igualdade entre os seres humanos e a língua grega como trampolim e projecção do Cristianismo na Europa e no mundo inteiro. 

Obviamente que o tratamento especial que recebi na Grécia e a "formatação helénica" de que sou produto não se traduzem na dívida pecuniária, mas sim no espírito de enorme gratidão que guardo comigo. É verdade que a Grécia precisa fazer reformas estruturais para relançar a sua débil economia e, deste modo, saldar a exorbitante dívida pública para com os credores internacionais. No entanto, os governos europeus coadjuvados pelas ululantes vozes de "fazedores de opinião", não precisam de estar permanentemente a marginalizar os gregos e a lançar anátemas contra o seu país. Tal postura não se coaduna com os Princípios e Valores da União Europeia. É preciso compreensão e solidariedade para com o governo helénico, bem como ajudá-lo, com enorme paciência, a superar crise que a tem tornado refém dos mercados financeiros. 

Muitos países podem julgar-se neste momento justos credores da Grécia, mas se fizerem um esforço de memória e forem sinceros na sua auto-analise concluirão, de facto, que são eles os eternos devedores da Grécia e não vice-versa. Não é dívida em dinheiro, tal como ficou patente. É muito mais que isso. Não há nenhum valor pecuniário que consiga pagar a nossa identidade. É esta dívida que todos os cidadãos e países europeus têm com a Grécia.