Um Dia, Uma Fotografia


Amizade é uma característica riquíssima nos seus vários sentidos etimológicos, especialmente nos tenebrosos dias que correm. É uma das nobres e maiores afeições naturais que o ser humano dispõe no seu relacionamento com o próximo. Encarná-la autenticamente é reflectir, em última instância, a natureza divina no nosso substrato identitário. Não se pode manifestar amizade sem previamente ter amigos. Os dois termos são concomitantemente intrínsecos e indissociáveis, visando o bem-estar do próximo. Por isso, ciente desta grande verdade antropológica, o Rei Salomão vai ao ponto de colocar no mesmo nível a genuína amizade com a fraternidade, considerando que "há amigos mais íntimos do que os irmãos" (Provérbios 18:24).  

O João Paulo Martins além de ser o meu amigo também é o meu irmão em Cristo. Pertencemos à mesma Igreja, a Evangélica Baptista da Amadora. Somos professores da Escola Bíblica Dominical da classe de Jovens. Nos últimos tempos, tal como registei aqui oportunamente (LER), tem colaborado comigo na gravação e edição dos vídeos para o meu canal no youtube. Voluntária-se, sempre que lhe solicito, para vir ter comigo em minha casa a fim de gravarmos. Tem sido uma oportunidade única para também debruçarmo-nos sobre a Teologia e a realidade política brasileira. Naturalmente, de forma pontual, temos tido algumas divergências de opinião. Mesmo assim, como sustentava o Apóstolo Paulo, "o saber ensoberbece, mas o amor edifica" (1 Coríntios 8:1). E o cordão umbilical que nos une é, acima de tudo, o amor Cristão. Sempre será assim para a nossa comunhão e edificação.