Os Camaradas Estão a Perguntar Se é Assim Que Se Toma a Independência de um País


O título do artigo foi uma paráfrase da grande reportagem feita pelo jornal Público há cinco anos para retratar os contornos e implicações político-diplomáticas que encerraram o inesperado processo da auto-determinação da Guiné-Bissau e a forma surpreendente como as pessoas reagiram o tal instantâneo acontecimento nacional (LER)

Hoje, passadas quatro décadas, estamos em condições de refutar manifestamente que o caminho desordeiro e sanguinário trilhado para obter a nossa independência foi malévolo e um autêntico fracasso a todos os níveis (LER). Também estamos em condições de pôr em causa o projecto ideológico-político do Engenheiro Amílcar Lopes Cabral sobre a Guiné-Bissau e o plano que traçou a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do nosso país era e é inexequível. A ideologia marxista-leninista, que ele desde a primeira hora perfilhou e promoveu afincadamente (LER), não passava de uma utopia política tal como se podem constatar, por todos, nos escritos de Karl Marx e Vladimir Lenine. 

Estamos, da mesma sorte, em condições de afirmar categoricamente que Amílcar Cabral não foi um grande líder, como o PAIGC tem propalado e veiculado ao longo dos anos, visto que não soube conviver bem com as diferenças e simultaneamente preparar homens capazes à altura dos desafios da governação. Sob a sua liderança e orientação política, eliminou fisicamente os opositores nas matas do país, sobretudo na vindicta do congresso de Cassacá, em 1964, onde muitos ditos destacados "camaradas" foram barbaramente assassinados por não obedecerem aos transmites e ordens superiores do partido, transmitindo assim ao PAIGC este autoritário e violento  método na resolução dos diferendos – que se tem feito sentir reiteradamente no partido até à data presente e com todas as consequências nefastas que tal censurável conduta acarreta no país, isto é, de silenciar os opositores através dos bárbaros métodos "di bibi udju boka iem". Os homens que Cabral preparou, os cognominados "pioneiros do partido" ou "cabralistas" foram, na sua generalidade, corruptos, violentos, assassinos, medíocres, incompetentes, gananciosos, mulherengos. Uma autêntica nulidade. Vedes, por todos os exemplos, o legado de Luís Cabral, João Bernardo Vieira (Nino), Malam Bacai Sanhá, Koumba Ialá, José Mário Vaz (e aqui somente enumeramos os que foram eleitos democraticamente Presidentes da República, excepto Luís Cabral, uma vez que a lista é bastante enormíssima e infindável). 

Estamos ainda em devidas condições de negar liminarmente os factos históricos apresentados pelo PAIGC, máxime a grosseira mentira que consolidou ao longo das décadas entre os guineenses que haviam esgotados todos os meios pacíficos para prosseguir a resistência da nossa independência por meios do diálogo. Esta alegação não corresponde à mínima verdade, não obstante a priori ter havido inflexibilidade e intransigência por parte do governo de Salazar. Desde logo, como é possível um partido que havia sido criado sete anos antes já queria ver total abertura por parte de Portugal, que estava a colonizar a Guiné-Bissau há cinco séculos e abdicar rapidamente desse privilégio dominador? Era bastante prematuro aos olhos do colonizador, sem prejuízo naturalmente de nos podermos condenar sempre o comportamento da escravatura em todas as suas configurações e facetas antropológicas. 

E mais, havia factores objectivos auspiciosos que apontavam a não continuidade de Portugal no nosso país num futuro breve, nomeadamente na geopolítica e geoestratégia internacional. Em 1963, ano em que começou a nossa luta de libertação nacional, a maioria dos países africanos já havia tomado a sua independência, principalmente os nossos vizinhos da Guiné-Conacri e Senegal. Em 25 de Maio, do mesmo ano, já tinha sido criado a Organização de Unidade Africana (OUA), vulgarmente conhecida hoje como Unidade Africana (UA), que tinha como uma das suas finalidades lutar pela descolonização e emancipação dos países africanos (LER), especialmente devido ao facto de em 1945 a Carta das Nações ter preceituado no seu artigo 1º o inovador Princípio da Autodeterminação dos Povos e a censurabilidade da escravatura na ordem internacional (um entendimento, igualmente, acolhido pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP), bem como no Pacto Internacional sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PIDESC)). Além destas importantes aberturas, acresce ainda o facto da antiga União Soviética (URSS), os Estados Unidos da América (EUA) e a China, membros permanentes do Conselho Segurança das Nações Unidas, se terem demarcado com a prática da colonização, lançando-se explicitamente na campanha para a sua erradicação no mundo. Todas essas mudanças positivas acabariam, cedo ou tarde, por contribuir para a nossa independência – sem necessariamente ser pela via armada, tal como sofridamente foi. 

Estamos ainda em condições de concluir que o Engenheiro Amílcar Lopes Cabral e o seu sanguinário partido PAIGC foram uma maldição para a Guiné-Bissau, bem com o método armado empregado para a nossa (in)dependência foi bastante pernicioso para o país. Os custos da guerra foram claramente mais elevados do que propriamente os seus benefícios. Morreu em vão muita gente (e ainda hoje continua a morrer colateralmente) para não haver nenhuma mudança positiva em prol dos guineenses. O PAIGC é um partido viciado e concomitantemente incurável, tal como o tribalista e golpista PRS (LER) e os seus comparsas de APU-PDGB, MADEM-15, somando todos os politiqueiros, vigaristas, oportunistas, incompetentes, padronos de fraude, ladrões do erário público, corruptos, traidores da pátria "i barri duris di padja" que tão bem conhecemos de outros carnavais. Por causa da acção vergonhosa desses badamecos – "ndaures" –, continuamos ainda a ser um país inviável e desprestigiado na arena internacional, levando-nos a conformar cegamente com a pobreza como sendo o determinismo da vida. 

É assim que se toma a independência de um país? É isto que chamam orgulhosamente de "Setembro Vitorioso"? Vitorioso, afinal, em quê? Só se for na ignorância, incompetência, corrupção, discriminação, miséria, retrocesso e cabalindadi (LER) e não certamente na Emancipação, Dignidade e Dignificação, Direitos Humanos, Meritocracia, Ordem e Progresso.