O Valor Sagrado do Casamento


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O casamento é o substrato identitário da família. Não é um romantismo momentâneo, nem baseado em conveniências de fachada ou individualismo mero circunstancial dos nubentes. Não é também um berbicacho que se vai consubstanciando numa “prisão” ou “enforcamento” dos cônjuges, tal como jocosamente se costuma dizer por aí fora. Ele é, apropriando-me da Declaração da Fé Baptista Portuguesa, “o vínculo voluntário e legalmente assumido entre um homem e uma mulher que se amam, constituindo uma união espiritual, psíquica e física. Esta unidade é monogâmica, heterossexual e indissolúvel, segundo o plano de Deus, expresso na Sua Palavra. No pleno gozo de igualdade de valor e dignidade pessoal, cada um dos cônjuges desenvolve todo o seu potencial humano dentro da especificidade de funções de cada um”. E na mesma esteira do pensamento, o Código Civil Português vem expressamente dizer que “o casamento baseia-se na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges” e estes estão “reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência” (artigo 1671.1; 1672.º). E isto, em última instância, traduz-se o amor no seu autêntico sentido etimológico e teológico (LER). Um amor que transcende, de longe, a mera inclinação erótica e superficial, a qual, fomentada egoisticamente, rápida e miseravelmente se desvanece. Os cônjuges, portanto, devem procurar encarnar no seu quotidiano o genuíno e puro amor. Amor esse, ratificado legalmente pela promessa de ambos, “é indissoluvelmente fiel, de corpo e de espírito, na prosperidade e na adversidade; exclui, por isso, toda e qualquer espécie de adultério e divórcio”[1]

E por tudo o que foi exposto, e mais se poderia acrescentar sobre éste grande instituto milenar, estive no sábado passado de “corpo e alma” no casamento da minha queridíssima prima Astrides Gomes Vieira Costa, que a minha família carinhosamente apelida “Antchontchi”, com o Bernardino Ambrosio da Costa. Foi uma cerimónia bonita, tal como o amor incondicional que ambos têm evidenciado ao longo de todo este tempo. Acompanhei, desde o início, o percurso da minha prima “Antchontchi” até quando deixei a nossa cidade natal, Bissau, para o exterior do país. Sempre fomos próximos, não obstante eu ser consideravelmente mais velho. Fomos incontidos os mesmos princípios, valores e forma de estar e encarar os desafios da vida. Recebemos, em suma, praticamente a mesma educação. Por isso, na minha intervenção, na cerimónia, lembrei do nobre legado da nossa família que sempre apostou seriamente na nossa educação, formação, qualificação  e afirmação como homens e mulheres dignos de qualquer sociedade em que estamos inseridos (LER), bem como os pressupostos intrínsecos e irrenunciáveis que devem caracterizar um casamento bem-sucedido e a sentida ausência dos país da minha prima na festa, nomeadamente Duarte Vieira (“Duvi”) e a saudosa Teresa Gomes. E, por fim, invoquei a bênção Divina sobre a minha prima e o seu marido, fazendo votos que sejam eternamente felizes no seu lar para a imensa alegria e satisfação de toda a nossa família. Tenham mesmo, prima “Antchontchi” e cunhado Bernardino, um casamento frutuoso e feliz em todas as dimensões da vida. Que assim seja. 



[1] Concílio Ecuménico Vaticano II [Documentos Conciliares e Pontifícios], p. 381 e 382, Editorial A. O – Braga.