«Todo aquele que quiser ser
salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé universal. [2] 2. A qual, a menos que cada um preserve
perfeita e inviolável, certamente perecerá para sempre. 3. Mas a fé universal é
esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e a Trindade em unidade. 4. Não
confundindo as pessoas, nem dividindo a substância. 5. Porque a pessoa do Pai é
uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. 6. Mas no Pai, no Filho e
no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em glória e co-eterna
majestade. 7. O que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo. 8. O Pai é não
criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado. 9. O Pai é
ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado. 10. O Pai é
eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. 11. Contudo, não há três
eternos, mas um eterno. 12. Portanto não há três (seres) não criados, nem três
ilimitados, mas um não criado e um ilimitado. 13. Do mesmo modo, o Pai é
onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. 14. Contudo,
não há três onipotentes, mas um só onipotente. 15. Assim, o Pai é Deus, o Filho
é Deus, o Espírito Santo é Deus. 16. Contudo, não há três Deuses, mas um só
Deus. 17. Portanto o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é
Senhor. 18. Contudo, não há três Senhores, mas um só Senhor. 19. Porque, assim
como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa separadamente como
Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela religião universal de dizer
que há três Deuses ou Senhores. 20. O Pai não foi feito de ninguém, nem criado,
nem gerado. 21. O Filho procede do Pai somente, nem feito, nem criado, mas
gerado. 22. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não feito, nem criado,
nem gerado, mas procedente. 23. Portanto, há um só Pai, não três Pais, um
Filho, não três Filhos, um Espírito Santo, não três Espíritos Santos. 24. E
nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor. 25. Mas
todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre si; de modo que em tudo o
que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como a trindade em unidade
deve ser cultuada. 26. Logo, todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse
modo com relação à Trindade. 27. Mas também é necessário para a salvação
eterna, que se creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. 28.
É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem. 29. Ele é Deus eternamente
gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe.
30. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne
humana. 31. Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com
relação à sua humanidade. 32. O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas
um só Cristo. 33. Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por
sua divindade haver assumido sua humanidade. 34. Um, não, de modo algum, pela
confusão de substância, mas pela unidade de pessoa. 35. Pois assim como uma
alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um
só Cristo. 36. O qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou
dos mortos ao terceiro dia. 37. Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai
onipotente, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. 38. Em cuja vinda,
todo homem ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de sua obras. 39. E
aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem
feito o mal, para o fogo eterno. 40. Esta é a fé Universal, a qual a não ser
que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo. [3]» (LER).