O Deslumbramento Pelo Poder, Por Kumba Yalá


“JRTP – O que é que sentiu quando tomou o Poder

Kumba Yalá – Senti-me um bocado estranho porque, quando eu entrei naquele palacete, onde estava o meu adversário, Nino Vieira, vi uma maravilha que nunca tinha visto no mundo. Lá na (agora passo a expressão) casa do toillete, vi umas coisas a brilhar que até me ofuscavam a vista. De maneira que deitei-me, não me queria levantar e disse à minha esposa que afinal de contas quando se acostuma a deitar-se aqui esquece-se do povo; mas agora eu vou ter que fazer um esforço para não me esquecer do povo, confundindo esta cama com a necessidades do meu povo… esta é uma luta que eu vou ter que fazer!”. 

----------------------------------- 
(Kumba Yalá, citado por Álvaro Nóbrega, in “A Luta pelo Poder na Guiné-Bissau, p. 296, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, 2003).