A Apresentação das Novas Contas Nacionais da Guiné-Bissau Pelo Dr. Roberto Vieira



Eu vim de uma família que valoriza imenso os estudos (LER). A escola e os estudos são tudo para nós, pois fazem parte do cardápio indispensável da minha família. Não hesitamos no que toca aos estudos. O dinheiro pode faltar para as outras coisas ou mordomias, excepto no que toca aos estudos. Tanto que, por esta razão, tendo em conta o défice acentuado que caracteriza as escolas públicas da Guiné-Bissau, a minha família desdobra-se para garantir-nos explicações especiais para colmatar eventuais lacunas que poderão surgir na nossa absorção da matéria e, deste modo, possibilitar-nos uma formação sólida e consistente. E este investimento, graças a DEUS, resultou. Resultou porque temos homens e mulheres altamente qualificados nos mais variados domínios do saber. Homens e mulheres que estudaram e conseguiram assimilar realmente aquilo que para o qual estudaram; que não se limitaram apenas formalmente a ter um mero canudo sem ter o domínio efectivo da formação, mas que tiverem diplomas e concomitantemente têm o domínio profissional nas suas respectivas áreas. 

A minha família é bastante grande (LER). É grande em todos os domínios. Somos pessoas pobres e ao mesmo tempo ricas na espiritualidade, no humanismo, na verticalidade, na intelectualidade e na boa educação. Por isso, sem qualquer tipo de exagero ou presunção, não me canso de afirmar publicamente que tenho todas as referências, modelos e exemplos na minha família de que preciso para ser um homem bem-sucedido na sociedade. Entre as pessoas que mais admiro na Guiné-Bissau parte significativa delas está na minha família. 

Todo este intróito vem a propósito da apresentação na semana passada das Novas Contas Nacionais da Guiné-Bissau (ALI) e (AQUI). Um trabalho que contou com o apoio de vários organismos nacionais e internacionais, liderado pelo meu irmão Roberto Vieira. O meu irmão, desde há uns tempos para cá, sem qualquer tipo de exagero da minha parte, é uma das maiores autoridades no país no que toca à Economia, Estatísticas e Contas Nacionais na Guiné-Bissau. Sempre teve um percurso académico e profissional brilhante, coroado de vários sucessos (LER). E este importante trabalho que foi apresentado com bastante sucesso ao poder político e ao país em geral vem apenas confirmar a inquestionável competência técnico-profissional do meu irmão. Por isso, mais uma vez, estimado irmão Roberto Vieira, muitos parabéns pela proeza profissional. Que DEUS te abençoe e te guarde sempre no teu percurso de vida. Que assim seja.