Profissão de Fé


(Eu. Foto tirada em frente do Palácio de Buckingham, em Westminster (LER), Londres, Inglaterra, na residência oficial da monarca Isabel II).  



Hoje é o meu dia especial, dia do meu aniversário. Celebro mais uma primavera na vida, graças a DEUS. Uma importante data que encerra o milagre da minha existência. Tive, ao longo destes anos volvidos, altos e baixos a todos os níveis. São, de facto, o cúmulo de tremendas experiências que formam e caracterizam o ser humano que me tornei até à data presente: um devoto Cristão Evangélico (LER), que adora a DEUS acima de todas as coisas, desprendido de valores materialistas e de quaisquer ressentimentos contra o próximo; que procura diariamente cultivar o amor, perdão e a simplicidade na maneira de estar e encarar a vida, não obstante as imperfeições que vou tendo como  ser humano. Gosto imenso de Teologia, Direito, Política, Economia, Sociedade, Multiculturalidade, fazer novas amizades, falar, escrever, entreter-me com a música, viajar para conhecer in loco outras realidades culturais, refugiar-me na leitura e no confronto saudável de ideias como forma peculiar de tentar reconciliar-me com o Mundo. 

Do ponto de vista Ideológico-político sou personalista, tendo uma mundividência híbrida (nem tanto de Esquerda nem tanto de Direita (LER), comungando parcialmente do Keynesianismo, do Liberalismo Económico e do Intervencionismo. Reaccionário quanto à Moral e aos Bons Costumes. Diria mesmo que, em última instância, norteio-me pela Doutrina Social da Igreja (LER) e pelos ideais do progressismo da matriz Cristã (LER). Religiosamente – sou um fervoroso Cristão, Evangélico, Baptista-Tradicional, Calvinista, Determinista, encarnando em termos Escatológicos a concepção Pré-tribulacionista quanto ao Arrebatamento e a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo. Socialmente – irenista e concomitantemente eremita (uma afirmação que, à primeira vista, parece paradoxal). Adepto da austeridade em todas as vertentes da vida, sem prejuízo pontualmente do escapismo hedonista. Sou extrovertido, na generalidade das situações, e introvertido quando me apetece. Gosto da ordem e da sistematização. Detesto o barulho e a confusão. Aprecio imenso a tertúlia e a vida solitária. Por isso considero-me um anacoreta atípico, porque consigo equilibradamente entre-cruzar as duas realidades no meu substrato identitário. Sou, da mesma sorte, um homem sensível e bastante formal no trato. Falo sempre aquilo que penso, sem usar os artifícios do “politicamente correcto”. Talvez seja por esta razão que tenho atraído inúmeras inimizades ao longo dos anos, o que de todo não me tira o sono. Encaro a Família, o Amor, os Amigos, a Liberdade, a Independência, a Amizade, a Verdade, o Perdão, a Paz, a Justiça, a Tolerância, a Bondade e a Reconciliação como os bens mais preciosos que imperativamente qualquer ser humano deve encarnar durante a sua momentânea peregrinação neste “Vale de Lágrimas”. 

A vida é precária, cheia de antagonismos e efémera. Passa tão rápido, sem darmos conta disso. Quando era criança ansiava a todo o custo a experiência adulta, considerando-a como sendo a melhor que o Homem dispõe ao seu alcance para a sua perfeita redenção. Hoje, já adulto, reconheço que estava absolutamente equivocado nas minhas ingénuas previsões (LER). À medida que vamos envelhecendo mais carecemos de elevadas doses de sabedoria Divina para fazermos face aos complexos desafios quotidianos, sob pena de ficarmos muito aquém daquilo que deveria ser o nosso ideal testemunho de vida. Atendendo a esta inquestionável verdade soteriológica, a minha constante oração ao Senhor Jesus Cristo tem sido como a do Patriarca Moisés, a capacidade de saber ordenar correctamente os meus dias, com vista a entrar pela porta da sabedoria e atingir definitivamente a perfeição total (Salmo 90:12). 

Louvo a DEUS pelo dom inefável da vida que me outorgou e por me ter proporcionado saúde e protecção até os dias de hoje. A história da minha vida é um misto de vitórias e sofrimentos; de sucessos e aparentes fracassos.  Passei, inclusive, em determinadas situações, por momentos extremamente difíceis. Mesmo assim DEUS não me desamparou, estando sempre comigo. Dito por outras palavras, “o Senhor castigou-me muito, mas não me entregou a morte” (Salmo 118:18), confirmando assim a grande verdade bíblica que “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Salmos 34:19). Somos sempre, em todas essas lutas e provações, “mais do que vencedores, por aquele que nos amou”, visto que “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”  (Romanos 8:38-39). Pude, realmente, experimentar essas magníficas e inauditas promessas Divinas, desde a mais tenra idade, razão pela qual estou bastante feliz e penhoradamente grato ao meu Eterno e Todo-Poderoso DEUS, por tudo o que tem feito na minha vida e vai continuar ininterruptamente a fazer. Sei que posso contar sempre com a Sua incondicional presença e auxílio em todas as fases e circunstâncias da minha vida, mesmo que esteja a caminhar pelo “vale da sombra da morte”. Ele vai permanentemente estar comigo para me amparar e livrar de todo o perigo e mal. A minha vida está segura nas Suas potentes mãos, sentindo-me espiritualmente coberto pelo Seu infinito Amor, Perdão, Bondade e Misericórdia para todo o sempre (Salmo 23:1-6). Amém. 

A todos os que me acompanha(ra)m nesta longa odisseia, nas mais diversas ocasiões, o meu profundo agradecimento. Estamos todos de parabéns. Fechou-se, ontem, felizmente, um ciclo de vida e abre-se um novo a partir de hoje com elevadas expectativas no horizonte por concretizar, querendo o Omnisciente DEUS. Até aqui me ajudou o SENHOR. A ELE toda a Honra, o Louvor, a Glória e o Poder pelos séculos dos séculos. Aleluia! Que assim seja. E assim sempre será.