O Jovem Cristão e o Mundo



A vida de um jovem nos dias que correm não é nada fácil. A situação agrava-se ainda mais quando se trata de um devoto Cristão, tendo em conta a predominante cultura do "presente século mau" que entra flagrantemente em contradição com os impolutos Princípios e Valores da Palavra de DEUS. A começar, desde logo, com a ênfase exacerbada que se vai dando ao relativismo moral, ao ateísmo obscurantista, ao materialismo desenfreado, às paixões libidinosas, à avidez pelo lucro fácil, à corrupção generalizada e ao vício insaciável pelo poder, consubstanciam as manifestas marcas distintivas do nosso tenebroso mundo dito "pós-moderno". E, assim, nesta adulteração comportamental, a força vai-se sobrepondo ao Direito, o interesse à Verdade, o dinheiro à Consciência, e com todas as profundas implicações que isto acarreta do ponto de vista humano-social. Sabemos que, por razões cognoscíveis, os jovens acabam por ser as presas mais fáceis destas profanas concupiscências. 

É neste contexto de deboche que o jovem Cristão é chamado para afirmar intrepidamente a sua fé, sem quaisquer tipos de complexos, sendo "sal e luz do mundo" (Mateus 5:13-16), no meio duma geração corrompida e perversa (Filipenses 2:15). Mas, para isso, ele precisa conservar sadiamente a fé e a boa consciência (1 Timóteo 1:19), isto é, uma consciência que não é manchada por nenhum vício ou pecado, dando convictamente o testemunho do Evangelho "dentro e fora do tempo" – repreendendo, corrigindo, exortando com toda a paciência e doutrina (2 Timóteo 4:2). No entanto, para que isso se concretize, tal como admoestam as Escrituras Sagradas, tem impreterivelmente que fugir das paixões da mocidade, seguindo a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor (2 Timóteo 2:22). As nobres virtudes da justiça, fé, amor e paz são excelentes e eficazes antídotos contra os desejos da mocidade, que combatem contra a alma (1 Pedro 2:11), bem como habilitando o jovem Cristão a apresentar irrepreensivelmente como "obreiro aprovado", que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2:15). 

Acontece que, para tristeza nossa, alguns jovens Cristãos em vez de serem portadores do "bom cheiro de Cristo" em todo o lugar (2 Coríntios 2:14), transviaram-se do caminho da Verdade e deixaram-se influenciar pelos ímpios princípios e valores do mundo, sob o falso pretexto de terem uma "mente aberta" e/ou "progressista", levando-lhes deste modo "a naufragar na fé" (1 Timóteo 1:19). Esperamos, com a graça Divina, que os nossos jovens não estejam nesta promíscua e lamentável situação espiritual. Mas que, acima de tudo, tenham capacidade suficiente para aguentar a pressão do mundo e permanecer resolutamente na Sã Doutrina, uma vez que "toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Timóteo 3:16-17). Que assim seja.

------------------------------------- 
(Artigo da nossa autoria. Publicado primeiramente no Boletim Oficial da Igreja Evangélica Baptista da Amadora, no dia 27 de Maio de 2017, tal como está ilustrado nas imagens supra, a propósito do culto dominical dirigido pelos Jovens da referida congregação).