Profissão de Fé


Sou, por natureza, desde a mais tenra idade, uma pessoa manifestamente optimista (ALI) e (AQUI). Encarno o optimismo praticamente em tudo o que idealizo e traduzo em prática. Norteio-me nas minhas opções de escolhas diárias pelo optimismo, mesmo naquelas situações mais adversas em que não se vislumbra humanamente o sucesso e a ultrapassagem. O optimismo faz parte da minha mundividência e cardápio do dia-a-dia. Vivo holisticamente o optimismo em todos os domínios, situações, dimensões e circunstâncias da minha convivência com DEUS e o próximo. Diria mesmo que, em última instância, o optimismo é o meu substrato identitário. Nunca fui uma pessoa carrancuda, mal-humorada, depressiva e pessimista – longe de mim tais atrofiamentos humanos! Por isso, passo os meus dias sempre alegre, sorridente, contente e bem-disposto, procurando aplacar, na medida do possível, eventuais instintos de fracasso que vão minando pontualmente a nossa mente (LER)

Esta minha forma optimista de encarar a vida é profundamente influenciada pela fé Evangélico-Cristã que comungo, ou melhor, é indubitavelmente o resultado dela. Sou, tal como alguns certamente saberão, um devoto Cristão, Evangélico e Baptista-tradicional, alicerçado ideologicamente na Doutrina Social da Igreja (LER). E para nós, os Cristãos, tudo o que acontece nas nossas vidas – quer sejam coisas boas ou aparentemente más – “contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28), razão pela qual damos sempre graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para connosco (1 Tessalonicenses 5:18). 

E mais, importa ainda salientar, o Cristão está plenamente habilitado para auto-realizar-se com aquilo de que dispõe, mesmo que seja pouco, pois sabemos perfeitamente viver na pobreza e também na riqueza. Aprendemos a viver em toda e qualquer situação: a ter fartura e a ter fome, a ter em abundância e a não ter o suficiente. Podemos enfrentar todas as dificuldades naquele que nos fortalece (Filipenses 4:11-13). Sim, consigo afirmar sem qualquer tipo de rodeios ou hesitação, posso todas as coisas em Cristo que me fortalece diariamente e de forma ininterrupta. Amém. 

É, justamente, por tudo isto, que um autêntico Cristão não tem motivos concretos para não ser uma pessoa reconciliada, bem-sucedida, realizada e feliz tanto nesta vida como no porvir. E julgo que, como filho de DEUS que sou, e sem qualquer tipo de presunção, encarno pela fé todos estes sublimes ideais, valores e virtudes do Evangelho na minha vida. Que assim seja pela graça de DEUS. E assim sempre será.