Um Dia, Um Aniversariante

 


Sou, por natureza, um irenista e simultaneamente eremita (uma aparente contradição, a priori, insanável). Lido bastante bem com a solidão devido ao meu cepticismo com os Homens. Desde a adolescência que evitava grandes “convivências sociais”, refugiando-me na vida contemplativa. É um antídoto necessário para o meu auto-escape e reconciliação. Nunca fui de fazer muitas amizades, apesar de ser extrovertido e ter disponibilidade para falar e ouvir as pessoas. Sempre tive poucos amigos – tanto em Bissau como fora do meu país. Procuro, na medida do possível, ser bastante selectivo e discreto a nível dos relacionamentos que pontualmente vou construindo. Felizmente dos poucos amigos que acumulei ao longo da minha vida são genericamente admiráveis. E o Hugo Silva é um exemplo manifesto disso. Desde a primeira hora que nos conhecemos identificámos logo na maioria das coisas. Diria mesmo que, por coincidência feliz, temos a mesma mundividência, razão pela qual nos damos sempre bem e somos amigos inseparáveis (LER). Partilhamos o mesmo gosto pela Teologia, Cristianismo, História, Direito, Política, Livros e Viagens. Viajamos juntos para Itália, Suíça, Espanha, Israel, Cisjordânia, Grécia, Bulgária, Alemanha, Áustria e Eslováquia, incluindo a grande aventura que fizemos alguns anos atrás no norte de Portugal, percorrendo praticamente todas aquelas circunscrições territoriais. Regozijo com a vitória do Hugo e ele com a minha. Por isso, fiquei bastante contente por o Hugo ter casado há dois anos com a querida Christina Rossi (LER) e de ter recentemente defendido com sucesso a tese do mestrado na prestigiada Faculdade de Direito da Universidade de Zurique. 

Fomos sempre próximos um do outro desde quando nos conhecemos na Faculdade de Direito de Lisboa e da convivência próxima que tivemos na residência Universitária Egas Moniz onde vivíamos. Conheço a família do Hugo e ele, da mesma sorte, conhece uma parcela da minha. E esta boa e bonita amizade merece ser enaltecida e registada. E não há nada melhor do que fazê-la num dia tão especial como o de hoje, a data do aniversário do Hugo Silva. 

Sem entrar mais em prolegómenos, estimado amigo e irmão Hugo Silva, tendo em conta as maravilhosas experiências que já vivemos ao longo dos anos, faço votos que DEUS ricamente te abençoe e te ajude sempre no teu percurso de vida, juntamente com todos os teus entes queridos. Que sejas sempre uma pessoa generosa, bem-sucedida, realizada e feliz em todas as dimensões da vida. Um grande e fraterno abraço. Muitos parabéns e feliz aniversário. Todas as felicidades do tempo e da eternidade.