Dia Mundial do Livro


Eu com o único livro da minha vida, a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:17). 


Dizem que hoje é o “Dia Mundial do Livro” e acredito que sim. Gosto imenso dos livros, da leitura, da escrita, da intelectualidade e de refugiar-me no confronto saudável de ideias. É uma forma peculiar que disponho para tentar reconciliar-me com o mundo à minha volta. Naturalmente, para ser bem-sucedido nestes salutares hábitos, é extremamente importante gostar de livros e da leitura em especial, razão pela qual tenho feito inúmeras aquisições literárias ao longo dos anos e me desdobrado concomitantemente num rigoroso plano de leitura. Sou, de facto, em abono da verdade, um leitor compulsivo e amante da escrita. A começar, desde logo, com a leitura de livros de várias mundividências, jornais credenciados e reputadas revistas. 

A vida ensina-nos de múltiplas formas. E uma delas é através dos livros que vamos lendo na nossa trajectória. A instrução, a civilização, a cultura geral, o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a autonomia do pensamento e a autodeterminação são todos valores indispensáveis contidos nos livros de vários saberes. Ter o hábito de leitura e capacidade cognitiva suficiente de discernimento, para saber examinar correctamente tudo e reter o bem, é um passo amiúde determinante para trilhar o almejado caminho da sabedoria. E a sabedoria é a única virtude que nos dá acesso directo à felicidade (um postulado igualmente formulado há séculos nas Escrituras Sagradas, com ênfase mais acentuada nos Provérbios e Eclesiastes de Salomão, acabando posteriormente por receber um amplo acolhimento no estoicismo, no utilitarismo de Jeremy Bentham e John Stuart Mill). A sabedoria e a felicidade, sem qualquer tipo de hesitação, moram nos livros e nas enriquecedoras experiências práticas que vamos tendo no nosso percurso de vida. 

Por isso, encarnando esta grande e inquestionável verdade soteriologica, tenho lido imenso e adoptado simultaneamente alguns excelentes livros comigo. Neste rol de livros favoritos, importa ainda salientar, o único livro de que jamais prescindo é a Bíblia Sagrada, a Palavra de DEUS. Leio-o praticamente todos os dias. Tem-me ensinando muito e transformado positivamente a minha forma de viver e encarar os desafios da vida a todos os níveis. Isto porque, tal como sustentava peremptoriamente o Apóstolo Paulo, “toda a Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar, segundo a vontade de Deus, a fim de que quem serve a Deus seja perfeito e esteja pronto para fazer tudo o que é bom” (2 Tm 3:16). Que assim seja.