O Valor Sagrado do Casamento


O meu grandíssimo amigo e irmão Dénis Andrade casou oficialmente pelo Civil e pela Igreja na semana passada com a agora mulher Odelma Andrade. Amigo e irmão de todas as horas, momentos e circunstâncias. Uma autêntica amizade recheada de significativa partilha e cumplicidade mútua (LER). O Dénis é um jovem inteligente, formado, equilibrado, culto, religioso e altamente bem-educado. Vive, a par de todas essas virtudes humano-sociais, uma espiritualidade vincada e esclarecida à luz da Palavra de DEUS. Foi com o Dénis, juntamente com a nossa irmã Carla, que nos lançámos num estudo aprofundado e minucioso das Escrituras Sagradas quando ainda morávamos na residência Universitária de Egas Moniz, em Lisboa. Eram dois capítulos a cada duas sessões semanais que escrupulosamente mantínhamos, correspondendo um capítulo a cada sessão em termos rotativos, ou seja, cada um ia ministrando o estudo e havia sempre tempo para debates e contraditório. Começámos com o Evangelho segundo Mateus até 2 Tessalonicenses. Foi um tempo de comunhão, partilha, edificação e crescimento no conhecimento da Palavra de DEUS. Foi ainda com o Dénis e o Hugo Silva que viajámos juntos para o Médio Oriente, concretamente Israel e Cisjordânia (LER), bem como posteriormente para a Grécia, Bulgária e Espanha (LER). Sempre, desde que nos conhecemos, fomos próximos um do outro. Vivemos experiências profundas e marcantes nos mais variados domínios que não são oportunos aqui evidenciar. 

Por isso, o Dénis convidou-me para ser o seu padrinho de casamento. Um convite que muito me honrou e que penhoradamente lhe agradeço. Também fico contentíssimo que o meu amigo e irmão Dénis tenha encontrado o verdadeiro amor da sua vida, a nossa querida Engenheira Odelma D'alva Teixeira Andrade, que lhe fará feliz e vice-versa. Ambos, julgo eu, tal como se costuma dizer, foram feitos um para o outro. Acredito, da mesma sorte, que os dois vão estar à altura de honrar o solene compromisso que publicamente fizeram diante de DEUS e dos Homens, sobretudo traduzindo na prática os Direitos e Deveres conjugais no seu lar, pois o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha” (LER), escrevia peremptoriamente o Apóstolo Paulo para lembrar os Cristãos (1 Coríntios 13:7-8)

Espero que a promessa bíblica do Salmo 128:1-6  seja uma realidade viva e permanente no vosso matrimónio (LER), prezados irmãos em Cristo, para nossa alegria e satisfação. Eternas felicidades na graça e paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que assim seja.