Liberdade Para Pensar


Eu no meu reduto de isolamento, ou melhor, casulo de protecção – a minha aconchegante e inspiradora biblioteca. É aqui, no meu “admirável mundo novo”, que me inspiro e produzo todas “As Verdades” que vou partilhando nos mais diversos fóruns de interacção (LER)


Este espaço, “As Verdades”, completa hoje quinze anos desde a sua criação. Quinze ininterruptos anos de reflexão sobre os mais variados assuntos do nosso mundo coevo. Quinze intensos anos de muita adrenalina, introspecção, interacção, partilha e libertação. Quinze anos a exortar reiteradamente sobre os privilégios da graça soteriológica de DEUS e a realidade da Igreja do Senhor Jesus Cristo no “presente século mau”. Quinze anos a dar intrepidamente testemunho da fé, proclamando a Boa Nova da Salvação. Quinze anos a espalhar para todos os cantos “o bom perfume de Cristo”, procurando diariamente ser “sal e luz do mundo”, tal como nos instam as Escrituras Sagradas (2 Coríntios 2:15; Mateus 5:13-14). Quinze anos a combater o bom combate da fé. Quinze anos a pensar nos dramas que afectam drasticamente a Guiné-Bissau, a África e a Humanidade em geral. Quinze anos a denunciar as imoralidades, as injustiças, as arbitrariedades, os abusos, as opressões e o despotismo. Quinze anos a enaltecer e a promover efusivamente os sublimes valores da paz, amor, harmonia, perdão, reconciliação, solidariedade, amizade e fraternidade. Quinze anos a pensar pela minha própria cabeça, sem pedir licença a ninguém e tão pouco deixar-me condicionar ou subordinar por terceiros. São autênticos quinze anos de total independência, autonomia, isenção, convicção e liberdade. Liberdade para pensar e tomar partido daquilo que entendo ser o mais justo, norteando-me sempre pelos nobres Princípios e Valores Cristãos que me foram incutidos desde tenra idade. Sou bastante fiel à minha educação e profissão de fé que comungo (AQUI) (ALI)

Escrevo apenas porque gosto de dar a conhecer aquilo que são as minhas preferências e convicções ideológicas. Jamais tenciono, naquilo que vou escrevendo, ganhar simpatia de terceiros e, muito menos, desdobrar-me em desvelos alimentados por uma mercenária ânsia de legitimação secular – longe de mim tais torpezas! A única simpatia e aprovação que procuro quotidianamente, nas minhas acções, é a do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele é a razão primeira e última da minha vida. Ele é a Verdade de todas as verdades, porque toda a verdade provém e é fundada Nele. Por isso, queiramos ou não, “nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade, sustentava o Apóstolo Paulo (2 Coríntios 13:8). “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32), encerra peremptoriamente o próprio Senhor Jesus Cristo. Sim, somente a Verdade do Senhor Jesus Cristo libertar-nos-á para sempre. 

Louvo imensamente ao meu Eterno e Todo-Poderoso DEUS por me ter conferido o dom de escrever, bem como a disponibilidade mental suficiente para poder reflectir sensatamente sobre os vários temas que vou partilhando aqui e também nas outras plataformas de interacção. A minha penhorada gratidão por tudo. 

Aos que sempre me acompanharam nesta incompreensível odisseia, aos que me lêem com frequência, aos que me apoiam incondicionalmente, estamos todos de parabéns. Fechou-se ontem um ciclo e começa um novo hoje. Até aqui nos ajudou o SENHOR. A ELE toda a Glória pelos séculos dos séculos. Que assim seja. E assim sempre será.